Saturday 29 September 2007

mount wroclai

ela é triste!... mas (ou antes "e") tudo é lindo nesta musica!!!

(e a do genérico é... sei lá, não sei, linda também!!! "elephant gun" para quem não sabe)

Viva Beirut!

Thursday 27 September 2007

Maurice, I am writing in english today because of you (but only for today, first I need to improve my english =P).
Tomorrow I'll demand a gift from you, hehe.

Here we have our laboratory routine…

It's clear that we are very hard workers… Well, I am harder than Maurice because, when he and his partners are not teasing me in the office, he´s just supervising me and, most of the time, in a comfortable chair. =P

(I think that tomorrow I will suffer, won't I Maurice?) :S glup…

Well... and these are examples of some deviations to our lab routine (not my fault… cof cof...).
Hahaha
The picture above has a story: As I told you before, in our lab it is pretty common to have mascots for each fermentation. However, these two mascots belonged to two fermentations that didn't go well... so it was decided to get the Barbie and the Smurf together in a new fermentation; and not only together but also in an peculiar position. Maybe now they get inspired and the fermentation works, lol.

As you can see, these are the things I learn here in the lab (I am seriously thinking about adding these new motivation techniques to my lab protocol). LOL

After the lab me, joana (another victim of biological engeneering in IST who is also in erasmus in the same building that me) and some of her colleagues decided to go to the department coffee, which, as she describes, looks like those night portugueses coffees where only old men go. And I agree!


later: An italian party, where almost everyone was spanish and I was the only portuguese. lol
bye bye and see you on monday (Belgium weekend again, hehe).


ps - If you think that I used to drink a lot of refrigerants (usED), you should see Maurice... God!!!

Wednesday 26 September 2007

Quando não temos tanta roupa no armário, demoramos (MUITO) menos tempo a vestir e acabamos por nos atrasar porque ficamos mais tempo na cama (ou a escrever isto no blog antes de ir trabalhar, ou as duas coisas :s).

Sunday 23 September 2007

Bem... ontem foi dia de limpezas. Não vos digo muita coisa sobre a experiência porque não é algo agradável para se contar. Deixo-vos com imagens, que não estavam previstas, mas que a Eva resolveu tirar para gozar comigo!!! Hei-de me vingar!!! =pDepois do sacrifício doméstico (cof cof..), o quarto até que ficou amigável e, tal como prometido há uns tempos, apresento-vos abaixo o meu mais recente cantinho. Não tem fotos nem peluches, nem cocozisses, mas foi o melhor que se arranjou com um limite de bagagem de 20kg no aeroporto e uma conta bancária reduzida demais para compras supérfluas:Seguio-se uma viagem até Vlaardingen para passar o fim-de-semana com a Mary, que já está quase de partida para a terra natal =(

Confesso que continuo a atrasar-me nas horas combinadas! Está intrínseco em mim, é genético, simplesmente inevitável!!
E ainda por cima estava tão confortável no banco do comboio e envolvida na musica do meu mp3 (boa musica, claro!), que obriguei a Mary (à minha espera na Central Station do sítio) a ir buscar-me a outra estação nas redondezas (esqueci-me de sair na certa... Enfim!).
E lá foi ela para a West Station para depois me levar de bike até casa. Claro que, nunca tendo ela percorrido aqueles caminhos antes, acabámos por nos perder, mas poupar-vos-ei a mais pormenores porque não foi assim uma experiência tão divertida. Digo-vos apenas que ela chegou a casa ofegante, dada a volta enorme que teve de dar comigo à pendura. Aqui estão as minhas tentativas em gravar o momento: Desculpa os azares Mary =p E obrigada pelo jantar verde, passeio, cereais e tudo o resto**

ps - Roí as unhas, grrr!! Muita pressão, muita pressão!! LOL (Já há um ano e meio k não roía... bolas!)

Saturday 22 September 2007

...

Liguei agora a música do pc em modo aleatório e comecou a dar "Where i'm headed" da lene marlin. Há secs k não a ouvia!! Adorava esta música quando era miúda... parecia k tudo era possível quando a ouvia (ainda parece...)!!! Talvez seja mesmo! =)

Thursday 20 September 2007

Bem... vergonhoso, já cá estou há duas semanas e só ontem descobri que tenho maquina de lavar roupa particular. Eu e a Eva supostamente pensávamos que aquela porta fechada à chave dava para uma despensa (que por estupidez nossa seria a segunda da casa). Só quando decidimos arrumar umas coisas na dita cuja é que demos conta da existência da machine. hehe

Passando a histórias: tenho três!

Ontem fui passear pelas Nederlands e de carrinho. Engraçado que andar na auto-estrada de carro fez-me lembrar Portugal, talvez por não ser algo muito comum quando estou fora de terras lusitanas.
Eu e a Eline (para quem não se lembra: a minha supervisora), fomos a uma quinta em Wageningen (1h30 de distância) colher amostras naturais de rudimento de vaca (acho que é assim que se diz). O intuito é tentar descobrir fragmentos de DNA interessantes para o nosso trabalho.
As vaquinhas eram lindas, mas o cheiro... Arghhh!!! Ainda o sinto na pele!!!
Ainda por cima a bichinha, além de não aceitar festinhas, decidiu fazer as necessidades enquanto estávamos a colher as amostras do seu estômago.. muito simpática! Pa ajudar na festa, o retirar da amostra é feito a partir de um buraco já cicatrizado na barriga do animal e, apesar de saber que este não sentia nada durante o processo, ainda me arrepio só de lembrar!!!
E fotos perguntam vocês? pois é, tirei-as mas não posso mostra-las publicamente, só para efeitos de trabalho. Contentem-se com uma imagem da vacaria e com uma das belas paisagens que contemplei. =)

Depois desta mini viagem (que durou uma manha), fui pó meu spot universitário ler artigos. Como no meio de leituras cientificas surgem sempre duvidas, liguei o msn para possíveis esclarecimentos.
Até aqui tudo bem, não fosse o meu supervisor emprestado, o Maurice (emprestado porque a Eline está numas pseudo-ferias), aparecer. Acontece que o Maurice é bem pior que eu em intervalos de laboratório (onde é suposto trabalhar em artigos e preparar experiências). Posso-vos dizer que neste momento estou no office (a escrever no blog) e ele está na secretária ali ao canto a jogar no telemóvel e a comer batatas fritas... produtivo!!!
Bem, voltando ao assunto... mal me apanhou no msn roubou-me o teclado e começou a falar com uma das minhas conversas: a Ana Brito. Palavra puxa palavra e conversa puxa mais conversas... RESULTADO: chat a três onde fui completamente excluída e, inclusivamente, mandada calar e trabalhar pela Ana! Desfecho: promessas de jantares portugueses e restaurantes chineses entre eles! hehe

Devo dizer que reparei agora que, alem das batatas fritas e do jogo de telemovel, ele esta tambem a falar com a Ana. hahaha Ai Ana, boa sorte!!

Definitivamente quero ser supervisora quando for grande: tenho grande afinidade com o msn (jogos de telemóvel não tanto mas nada que não se resolva), e também sei cruzar a perna numa cadeira confortável e mandar o estagiário fazer coisas (posição típica do Maurice comigo). LOL

Já em casa e perto da meia noite: convite para o erasmus meeting (o habitual encontro de 4ta feira no famoso bar Ruif). E que noite aquela!!! Não sei como consegui estar hoje no laboratório ás 9h e trabalhar com apenas 2h de sono.
Estou exausta mas a causa assim o mereceu. ;)

Well... off I go!!! Vou pa casa dormir!!!

Tuesday 18 September 2007

Apesar de ter já histórias para vos contar (em erasmus é impossível não ter), hoje dedico o meu blog aqueles que estão comigo e com quem estou.

Estou sentada no chão da minha varanda, a sentir o vento, a olhar as imensas árvores que povoam Delft, a ouvir "one love" da Sara Tavares.
Sinto um pouco de nostalgia... é tudo tão diferente, tão estranhamente diferente!
A forma de viver com esta cidade, de olhar o que me rodeia, de conhecer aqueles que estão perto, de lembrar memórias, de sentir as saudades, de agir, de me ver e de pensar o que espero de mim própria.
É tudo tão intenso, tão desafiante... as novas amizades, os projectos, até as conversas com os de Portugal.
Umas vezes sinto uma segurança enorme que me preenche e outras um medo de falhar... mas é assim que é e só posso sorrir, dar o passo em frente.
É diferente, tão positivamente diferente, tão absolutamente meu...

beijo**

Para ti...

Parabensss João****

Monday 17 September 2007

Belgique

Quem disse que Bruxelas não valia a pena visitar ah ah? Pois é, quem partilha dessa opinião está redondamente enganado... A cdd é linda!!! É vdd que quem ma mostrou conhece-la como a palma da mão e tem popó, o que enriqueceu ainda mais o passeio (obrigada Lui!), mas enfim... acreditem, vale mesmo a pena visitar aquela capital!!!
E a quantidade de portugueses que há por lá? Somos uma praga. LOL Mas pelo menos os que conheci eram 5*, a vida deles fora dos escritórios é uma festa, hehe.

Devo, contudo, confessar que ja conhecia outra cdd belga, Brugge, e para mim essa é a cdd de eleição... muito romântica, pitoresca e bastante acolhedora! Tem canais lindos e é calminha (ao contrário da grande cdd). Por isso, se passarem por Bruxelas, nao se esqueçam de fazer um pequeno desvio e visitar Brugge também.

Passando a fotos, aqui está uma pequena amostra do que vi, vivi e senti neste fds:

um bjinho especial ao luis*** obrigada***

ps - confesso estar a gostar um bocadinho desta coisa da blogoesfera, passo a vida a ler blogs. LOL

Friday 14 September 2007

Enigma resolvido: A sanita holadesa não causa salpicos (o que até faz sentido nas WC's públicas!!) e, segundo os holandeses, convém ver o aspecto do so called nº2 para ver se se está de boa saúde (http://asecular.com/~scott/misc/toilet.htm)!! Eles lá sabem! =)

Bem... estou encharcada! Bicicleta e chuva não combinam lá muito bem, a menos que se seja inteligente e se tenha um impermeável (sou burra portanto!).

Hoje aprendi palavras novas em Holandêsssss:

- Het is Zita's schuld: basicamente, quando fizermos asneira, dizemos que a culpa foi da Zita (o bode expiatório do lab!!!) LOL

- Goede morgen/middag/avond: Bom dia/tarde/noite.

Devo dizer que esta mini aula de Holandês aconteceu no gabinete onde estou hospedada. Tenho uma secretária e pc só para mim!! Ah e uma caneca também! =D

Ainda sobre o lab, hoje vi a minha bichinha (a levedura saccharblablabla) no microscópio e descobri k quando é redonda significa que está feliz. LOL
Aqui está uma foto dela:
Mais novidades... hummmm... AHHH Ontem fui jantar à residência do Fred. Deu para conhecer mais gente de outros cantos do mundo. É incrível a quantidade de nacionalidades que se juntam nesta cidadezinha!!!
Claro está que a foto não podia faltar:
Vou agora despachar-me e fazer uma mini suitcase porque vou pá Belgique (mais especificamente Bruxelas) ter com o Luís!!!

kussen***** (se quiserem saber o k significa terão de ir ao dicionário, mas acho que não é difícil lá chegar =P)

Thursday 13 September 2007

Labor =)

Desculpem mas tinha de vos mostrar isto!!! A foto agradável que se encontra abaixo é de facto o k vocês estão a pensar, uma sanita! Pois é, são assim por estes lados, com uma espécie de reservatório de aprovação pré-canalização. LOL
A pessoa que teve esta ideia devia adorar viver na lixeira, só pode!!! (Deve haver um grande motivo por detras; I'll let you know!!) =)
Outra curiosidade (ou não!) é que praticamente TODA a gente (incluindo eu, claruh!)anda de bicicleta por aqui. Hoje até vi um homem enorme e entroncado com ar de segurança da discoteca mais mal frequentada da cidade na sua mini mini bike com o caniche branco minúsculo no cestinho do guiador... Foi cómico devo dizer!!

Bem... passando a histórias sobre a Je: CONHECI O MEU LABORATÓRIOOOO!!!
Está junto a um jardim botânico que é simplesmente lindo (a foto diz tudo né?) e é para onde vou fugir de vez em quando! =P
O que farei por lá? Bom, além de passear no jardim, tentarei ultrapassar uma barreira metabólica por parte da levedura saccharomyces cerevisiae (ai como adorava ouvir agora o gituh a tentar dizer o nome deste bicho!!) à produção de bioetanol a partir de um ácido cujo nome nem me atrevo a dizer-vos.
O laboratório pareceu-me porreiro e as pessoas são excelentes (bom sinal... significa que terão muita paciência!!!).

Engraçado que conheci outra rapariga espanhola, desta vez minha colega de laboratório, também em Erasmus. Chama-se Marta e é de Barcelona (a outra cdd, além de Valência, que vale a pena!!! lol).

Episódios: Hoje fiz a minha 1ª fermentação. O fermentador tem o meu nome escrito e a sua própria mascote!! Um costume bastante habitual no lab é atribuir uma mascote a cada fermentação e ter esperança que dê bons resultados. Há lá ratos Mikeys, minipeluches de girafas e ursos, etc.
Quanto ao mundo fora do lab, ontem à noite fui a uma meeting de pessoal de Erasmus com o Fred (também ele do IST mas de eng. aeroespacial) e pronto... cof cof... da parte k me lembro foi fixe!!!
Não, agora falando sério: correu tudo bem e diverti-me. Deu para conhecer imensas pessoas de várias culturas, o que até chega a ser engraçado quando se junta tudo!!
Bom, fico-me por aqui! Vou trabalhar em coisinhas porque já tenho uma pilha de papeis em cima da mesa para ler...

****

Tuesday 11 September 2007

Ida!!!

Cheguei!!!
Eu sei que as escalas são sempre chatas e há que evita-las ao máximo, mas adorei a minha! =p Não pelo sítio porque nem saí do aeroporto, nem pelas pessoas porque não falei com ninguém (a não ser uma sra desesperada à procura do seu voo, k não se dava ao trabalho de olhar para as plaquetas e seguir as indicações... enfim!). Adorei a escala porque a envolvente e circunstância estavam em sintonia, hehe.
Não sei bem explicar como foi a sensação... mas parecia um filme, daqueles em k no fim a personagem principal encontra um rumo e sorri antes de começar o genérico. Senti-me livre, com um caminho pela frente à minha espera e que eu iria explorar sozinha.
Todas estas sensações foram substanciadas ao olhar para o aeroporto de Madrid, onde fiz escala. Era simplesmente lindo, com uma sequência de pilares em degradê de cores, começando pelo azul, verde, amarelo, laranja e finalmente o vermelho. Sem palavras mesmo...
Fica então aqui em baixo um cheirinho do meu passeio pelo aeroporto madrileno em busca da porta H27.

Depois de Madrid seguiu-se Amesterdão e por fim Delft.
Com as NL São Pedro não foi tão simpático: chovia torrencialmente e soleil nem vê-lo.
Bem... resumindo muito rapidamente antes que eu vença a vossa insónia: conheci a Eline, a minha supervisora (5 estrelas devo dizer!), e a minha casinha, que é DEMAIS! A minha vista é um espanto e o meu quarto tem uma varanda só para mim (a única da casa). A minha colega de quarto é espanhola, chama-se Eva e é de Valência (engraçado k o chico ainda há dois dias me falou sobre como esta cdd vale a pena conhecer e viver... agr já lá tnh casa pa ficar numas mini feriazinhas =P). Também ela me pareceu simpática, mas só vos confirmarei esta primeira impressão quando daqui a uma semana for preciso fazer limpezas. LOL
Quanto a fotos do quarto, só vos mostro quando o tornar no meu cantinho, por isso não percam os próximos episódios!!! No entretanto, contentem-se com a vista fabulosa de Delft da minha varanda =)

Baci mille*

Sunday 9 September 2007

Último dia mesmo mesmo em PT (amanha não conta!)

E prontos tenho um blog!!!
Devo avisar que vos pouparei a muitas palavras: conheço a minha má gerência do tempo e falta de paciência para escrever todos os dias (e a vossa para ler). Limitar-me-ei a muitas fotos (k vocês sabem k odeio... cof cof..) e uns quantos comments.
As fotos guardam uma magia k as palavras escondem e por isso até calha bem.. =)

Bem, começando: ontem foi dia de despedidas e hoje mais virão.

Difícil? talvez... fartei-me de chorar!!! hahaha Mas estava contente (e continuo pois claruh! tenho pessoas fantasticas perto de mim!).
Vou pa Holanda… ahhhh… acho que só acredito no dia em k pisar Amesterdão (com o pé direito, e com o esquerdo também!)
Medo? Hummm... Sinto-me capaz de destruir um laboratório (a minha incompetência biotecnológica é gigante devo dizer… LOL)! mas pronto… vou-me deixar de coisas pk toda a gente sente isto (I hope...)!

Vou fazer malinhas agora.

Mando bjinhos muitos a tds akeles k... sei lá... sao pegajosos ao meu coração! (k coisa tão linda de se dizer… argh!!).


E como diria a Magali: xau xau "coisinhasss"!!!


ps: ouçam a Mega Fm durante a semana das 10h-13h e ao fds das 11h-14h pk está lá uma princesa a fazer a emissão! força Catarinaaa!!!