Tuesday 12 May 2009

94465° post sobre o clima

como qualquer latino que vive na holanda, queixo-me do clima nas terras baixas.

queixo-me mais do que devia porque sou tuga; e queixo-me em demasia porque de facto o clima é mauzinho e calor de verão (considerando os parâmetros latinos) não existe.

ou seja, num resumo muito apropriado, o outono é frio e chuvoso, o inverno mais frio é, a primavera é fresca e aguaceira e, finalmente, o verão nunca é realmente verão. Para não falar do facto das nuvens cinzentas e o vento andarem, senão sempre, quase sempre de mão dada com as 4 estações (ou melhor, com as 3!).

mas uma coisa devo confessar: aqui os dias de sol, apesar de surgirem só de quando em vez e virem e irem como lhes dá na gana, são fantásticos.
a luz é forte mas não demasiadamente quente e, se não houver vento, pode-se até despir o casaco e usar óculos de sol no terraço, enquanto se bebe um chá verde morno.
(se fosse assim o ano todo, nem me importaria com o facto de aqui não haver verão.)

além disso, por esta altura, os dias começam a meio da noite e terminam tarde, mesmo muito tarde, quando o sono já começa a sugerir a cama.
Dá a sensação de que é sempre manhã e que o tempo não passa, ou melhor, passa, mas Há tempo para tudo (menos para ter vontade de trabalhar, claro!).

O único inconveniente é só mesmo o facto dos holandeses adorarem mostrar o interior das casas (sabe-se lá porquê!), pelo que o conceito de "estore" nem no dicionário dutch deve existir.
Quer isto dizer que aqui, nesta época do ano, ou se têm boas cortinas, ou então lá se tem uma alvorada pelas 5 da manhã… grrr…

mas enfim, à excepção deste último pormenor, os dias de sol neste canto holandês são únicos, são só daqui... e são de mel! =)

3 comments:

CAP CRÉUS said...

São de mel...boa expressão!

Dunguinha said...

Por isso eh que eu nesta altura durmo com 2 almofadas em cima da cara.. e mesmo assim.. =D

Anonymous said...

Por não serem tão frequentes e imprevisíveis, os dias de sol aí têm um sabor diferente...
Aqui por Lisboa, já estamos tão habituados ao sol que nem sempre lhe damos valor.. Só temos essa alegria, se alguns dias antes esteve tudo cinzento =)