Friday 3 April 2009

síndrome de tuga foreigner...

...nas terras baixas!


sintomas:

1. a) erros de português

1. b). inglesismos no discurso (devo dizer que é o pior de todos! grrr...)

2. pensar que uma praia grande com espaço para estar, água azul, brisa fraca e sol forte é uma cena muito longe, distante, quase celeste...

(aqui no verão a bela da praiazinha tem tudo menos espaço para deitar. quanto ao mar, de azul só se for os olhos dos holandeses que se aventuram num mergulho gelado, pois a água é o verde das algas que lá abundam, verde mesmo verde. também o vento lá é antipático, para não falar que no inverno ser tipo furacão:

eu, joaninha, tânia, carlos... =)


3. lavar as mãos na cozinha, porque lavatório no wc é mentira!




4. parar na passadeira, senão morro atropelada.

5. Não olhar para como os copos são lavados nos bares (ou não lavados, dependendo do ponto de vista).

6. já não me importar muito com as cortinas abertas, mesmo quando estou com o meu pijama de flanela super fashion (cof cof) ou num intermédio entre o vestir da camisola e das calças.
(aparte: a sorte dos traseuntes é que não moro no rés-do-chão!)

(aquele ali na pontinha é o nuno de pijama também!)

7. sair do trabalho ás 18 e não haver salários abaixo de 1000eurinhos!

8. almoçar a horas do pequeno almoço e jantar à hora do lanche.
(janto com tugas, logo a segunda parte da frase não se aplica à minha pessoa)

9. a) bicicletas, pronto!



9. b) canais, pronto! e os congelados também!



9. c) tulipas, pronto!

9. d) moinhos, pronto!



9. e) vento, pronto!



9. f) porcos, pronto!

10. perder o sotaque, mesmo o lisboeta, que pensava não existir, mas que afinal existe (e é forte e mais ou menos "à tia"... não sei bem explicar!)!

11. não lembrar de palavras em português!
quando são precisas, temo-las sempre na ponta da língua prestes a sair.
quando não saiem, lá acabamos por nos contentar com a versão inglesa (ou francesa, ou italiana, ou espanhola... dependendo de com quem se está na mesa do café!)

12. falar inglês com o sotaque português e pensar que estou a falar português (lauro dérmio do avesso portanto!)



13. começar a gostar de coisas que em portugal seriam saloias!
(excepto o calçado masculino holandês... argh!)

(devo dizer que fiz uma ginástica gigante com a maquina para conseguir tirar uma foto aos pés do rapaz sem que o dito cujo notasse. acho que ele pensou que eu era maluca, ou então uma fotógrafa muito muito alternativa com uma máquina pechisbeque!)

14. As famosas luzes vermelhas (mais conhecidas pelas red lights) e as folhas vermelhas aussi.




15. Ah, e não esquecer das coffee shops (onde é proibido fumar tabaco, e só tabaco, lá dentro... coisas estranhas que acontecem!)



16. a) encontrar louros de olhos azuis feios Ou já nenhum me parecer giro!

16. b) gostar de ver pessoas morenas. (raras, raras...!)

16. c) estar a voltar ao meu cabelo natural (castanho)!

17. já nem sentir o sempre presente cheiro a fritos na rua!
(os fritos estão para a holanda como os cereais, as tostas e o arroz estão para os tugas!)



18. já não me dar ao trabalho de desviar o olhar para reparar na batelada de pequenos grupos de holandeses que estão completamente bebados e a berrar no meio da rua ás 8 da noite de uma sexta feira.
(nas bandas portuguesas o discurso é o mesmo mas com um "delay" (regra 1.b) de 6-8 horas!).

19. a) Dizer esporádicamente: "AHHHH, TÁ SOL!" em vez de "MERDA, HOJE TÁ A CHOVER".



19. b) Levar sempre um impermeável na mala. Ou melhor: levá-lo sempre vestido!



19. c) e o guarda-chuva se houver espaço na mala ou paciência para o carregar! (não é o meu caso, devo dizer! o chapeu é da ana.)



19. d) achar que primavera é:

- quando dão de máxima 10 graus (mas se sentem 7, por causa do vento, sempre forte claro!)

- não chover (golpe de sorte, devo dizer!) e sentir-se o sol durante a tarde (mesmo que por detrás das nuvens)



20. a) ter de esperar 4 meses para comprar calças, pois aqui, quando cabe no rabo, a cintura não é de vespa. quando cabe na cintura, fica a boiar no rabo.

20. b) encontrar sapatos nr. 38 de marca e com promoções gigantes ás bateladas =D
(e os sapatos 36 acho que só se encontram na secção infantil)

20. c) vestir a blusa xxs

21. ouvir o meu nome soar "InêXXXX" (e ás vezes com os típicos RRRs holandeses lá no meio sem sentido nenhum!)

22. Já não estranhar ver gajos a usarem a mesma camisola a semana toda (e ás vezes a cheirar mal!).

23. as escadas inclinação 95% (talvez seja para compensar a completa ausência de montanhas e planaltos neste país...)

24. coisas destas:



25. pessoas gigantes! (e torcicolos...)

26. e mais bueda cenas que não me lembro!

ps: 27. ah e o frio, poça!



regra 28 vem mais tarde!!!

4 comments:

andré said...

tenho o mesmo sabonete com cheiro a amendoas. e que estranho... não gostas dos sapatos dos holandeses? :p

Dunguinha said...

Por aqui eh igualzinho - nao notamos mas mudamos bastante...
Os holandeses e irlandeses eh que parecem ser bastante semelhantes!! =D

CAP CRÉUS said...

:-) Bom, muito bom..,

Nuno Filipe said...

grande post! que saudosismo...