Wednesday 24 September 2008

oh la la!

hoje quando cheguei à estação de leiden o alarme de incêndios disparou.
alguns pararam, outros abrandaram o passo, outros simplesmente deram uma volta em rodopio, dirigindo o olhar para cima, de onde o alarme se ouvia. mas tal foi só por breves instantes... logo a seguir, enquanto o alarme ainda acusava, retomaram a sua marcha, velocidade e olhar horizontal.
eu também não mudei muito o meu estar habitual, apenas me dirigi a uma senhora de farda, normalmente encarregue de dar informações sobre as partidas e chegadas, e perguntei o que se passava.
"hum... it's just the fire alarm!"
devo dizer que esta frase foi acompanhada por uma careta daquelas que usaríamos para dizer "pah, foi uma treta qualquer! ta descansada que já passa!".
o alarme não parou, mas a atitude das pessoas continuava igual à dos outros dias e a mesma multidão enchia, calmamente ou em urgência, as plataformas.
esperei pelo comboio. a porta de entrada na carruagem parou mesmo à minha frente, tendo sido das primeiras a entrar e portanto das poucas a não ficar de pé e a sofrer com as cotoveladas a que já me acostumei.
sentei-me e li o meu livro até chegar a delft.
não me lembro, contudo, quando deixei de ouvir o alarme: se quando o comboio ainda esperava a ordem de partida ou se o ruído se foi dissipando à medida que me afastava da cidade. acho que no entretanto me perdi entre o conforto do meu assento e a leitura.

c'est bon!